segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DESCOBRINDO AS REDES DE COMPUTADORES

O que são redes de computadores?
Uma rede de computadores nada mais é do que dois ou mais computadores conectados entre si com o objetivo de trocarem dados e compartilharem recursos.
Troca de dados você já deve imaginar o que é: basicamente é mandar mensagens e arquivos de um computador para outro. Mas, e compartilhar recursos?
Digamos que em uma empresa existam cinco computadores, mas só uma impressora conectada a um deles. Se os computadores não estiverem conectados em rede apenas um funcionário por vez poderá utilizar a impressora. Quando um outro funcionário quiser utilizá-la terá que pegar a impressora e conectá-la diretamente a seu computador.
Imaginou o desperdício de tempo cada vez que alguém quiser utilizar a impressora?
Se estes computadores estivessem conectados em rede, bastaria enviar os dados que vão ser impressos pela rede de um computador para aquele que estiver conectado a impressora e este se encarregará de cuidar da impressão.
O compartilhamento de recursos e a possibilidade de troca de dados entre os computadores são as maiores vantagens de se utilizar redes de computadores.

Quais são os tipos de redes de computadores?
Existem vários tipos de classificações de redes que variam muito de acordo com a visão pessoal do autor. Por esse motivo, não há um consenso muito grande nesse sentido na literatura de redes. Neste curso, iremos classificar as redes de computadores segundo seu alcance geográfico, sua topologia e, por fim, segundo a distribuição dos recursos.

Alcance Geográfico das Redes
Parece complicado, mas alcance geográfico significa a distância entre os computadores conectados em uma mesma rede.
Se os computadores estão a no máximo algumas dezenas de metros distantes um do outro, podemos dizer que essa rede se trata de uma LAN (Local Area Network), que em português chamamos de rede local.
É esse tipo de rede que encontramos geralmente em escolas e em empresas. Uma LAN geralmente conecta os computadores que estão fisicamente no mesmo edifício ou casa.
Se os computadores de uma rede estiverem muito distantes, em regiões ou cidades diferentes, dizemos que se essa rede é uma WAN (Wide Área Network). A famosa Internet, por exemplo, pode ser considerada uma rede WAN de alcance mundial.

Topologia de Redes
Mais um nome complicado cuja explicação é simples. Topologia significa a maneira como os computadores estão conectados entre si através do meio físico.
Existem várias topologias de rede, mas as mais comuns são as topologias em barramento e em estrela.
Na topologia em barramento os computadores estão todos conectados a uma mesma linha de comunicação.
A grande desvantagem dessa topologia é que se houver um problema no cabo em um dos pontos da rede, toda a rede fica sem comunicação.
Essa topologia de rede não é muito utilizada hoje em dia e foi substituída pela topologia em estrela.
Na topologia em estrela todos os computadores estão conectados a um ponto central. Dessa forma, as informações são concentradas neste ponto e enviadas aos seus destinos finais.

Distribuição dos recursos na rede
Quando falamos em distribuição de recursos nos referimos a maneira como as informações e os recursos estão organizados entre os computadores.
Numa rede os computadores podem se comportar como servidores de informações e recursos ou como clientes destes mesmos recursos e informações.
Quando existe um ou mais computadores da rede que concentram informações e recursos de forma que se comportem somente como servidores dos outros computadores, podemos chamar esta rede de cliente-servidor.
Geralmente os servidores são computadores que ficam dedicados a um tipo de serviço, ou seja, ficam conectados à rede, mas ficam isolados e não são utilizados diretamente por nenhum usuário.
Quando os computadores trocam dados e compartilham recursos mutuamente, de forma que as informações não ficam concentradas, mas sim espalhadas pelos computadores dos usuários da rede, podemos dizer que essa se trata de uma rede ponto-a-ponto.
Muito embora em algum momento um computador assuma o papel de servidor e outro de cliente deste servidor, não podemos considerar essa rede como do tipo cliente-servidor, porque nesse tipo de rede, hora o computador assume o papel de servidor fornecendo informações ou serviços aos outros computadores e hora ele assume o papel de cliente, acessando recursos compartilhados por outros computadores.
Você encontrará com certeza esses dois tipos de rede em empresas, escolas e organizações em geral.
Como já foi dito as redes locais (LAN) do tipo estrela são as mais utilizadas em organizações de pequeno, médio e grande porte, sendo que redes ponto-a-ponto são mais comuns em pequenas empresas e escolas e as redes cliente-servidor são mais comuns em organizações de médio e grande porte.
Por esse motivo, continuaremos nosso estudo de rede analisando os componentes físicos e lógicos de redes de computadores locais e do tipo estrela.

Do que é formada uma rede de computadores?
Como você já sabe, na informática temos dois grandes grupos:
- Hardware, que compreende as partes físicas de um computador, e
- Software, que está ligado aos componentes lógicos como programas,
- SO, entre outros.
Quando falamos em redes de computadores também podemos fazer esta divisão, pois uma rede também possui suas particularidades físicas e lógicas.
São vários os elementos de hardware e software que podemos encontrar em redes de computadores. A seguir, veremos aqueles que você terá mais contato.

COMPONENTES FÍSICOS DE UMA REDE
Conhecendo os componentes físicos da rede

Uma rede de computadores trabalha basicamente com a comunicação entre dois ou mais computadores, correto? Quando há comunicação, há troca de informações, e para que informações sejam trocadas três elementos estão sempre presentes:
· O meio: é por onde a informação trafega.
· O interlocutor: é aquele que fornece a informação.
· O ouvinte: é aquele que recebe a informação do interlocutor.
Quando estamos falando com uma outra pessoa, esses três elementos estão presentes da seguinte forma:
E quando se trata de redes de computadores? Quem representa cada um dos três elementos?

Interlocutor e Ouvinte
Quem faz o papel de Interlocutor e ao mesmo tempo de ouvinte em uma rede são os próprios computadores, pois a informação sempre sairá de um computador com destino a outro. Como há sempre uma troca de informações, hora um é o interlocutor e o outro o ouvinte e vice-versa. Dentro de um computador, quem cuida exclusivamente da comunicação do computador com outro é a placa de rede. Existem basicamente dois tipos de placas de rede utilizadas em redes locais: placas para redes com fio e para redes sem fio (wireless).
As mais comuns são as placas para redes com fio, onde a comunicação entre os computadores é feita através de cabos. Veremos a seguir mais detalhes sobre os meios de comunicação das redes de computadores.

Meios de Comunicação
Em uma rede local de computadores a informação pode trafegar basicamente de duas maneiras: por cabo ou pelo ar (através de ondas de rádio).
Ainda é mais comum encontrarmos redes locais que utilizam comunicação exclusivamente por cabo, mas as redes sem fio (wireless) vêm se popularizando rapidamente e prometem em alguns anos substituir os cabos.
Em redes tipo estrela, vimos que todos os computadores estão conectados a um ponto central. Este ponto central, fisicamente falando é representado por um componente de hardware que chamamos genericamente de concentrador.
Dessa forma, o meio de comunicação de redes tipo estrela é composto por concentradores e cabos. Vamos ver cada um destes componentes com mais detalhes?

Concentradores
Como o próprio nome diz, os concentradores têm por função “concentrar”, em sua estrutura física, todo o tráfego de dados de uma rede. É através dele que os dados trafegam de um computador a outro da rede permitindo, deste modo, a comunicação.
Existem tipos diferentes de concentradores, cada um adequado a uma situação particular:

Hub: É o concentrador mais comum e o mais utilizado em pequenas redes de computadores.
Sua característica principal é receber uma informação de um computador e distribuir para todos os outros da rede simultaneamente, mesmo que a informação se dirija a apenas um dos computadores da rede. Dessa forma, quando um computador quer passar uma informação para outro, essa informação chega até o hub que a repassa para todos os outros. Porém, apenas um dos computadores receberá a informação e saberá que a informação é para ele. Os outros computadores receberão a informação mas a descartarão logo em seguida.
Para facilitar o entendimento, imaginemos que uma pessoa (computador) pedisse a um policial (hub) que passasse uma informação pelo megafone para outra pessoa em um prédio. Todas as pessoas do prédio (rede) escutariam o policial, mas somente a pessoa certa iria utilizar essa informação.

Switch: Pode-se dizer que um Switch é um Hub mais inteligente. O princípio de funcionamento é o mesmo: todos os dados que trafegam na rede passam pelo Switch, entretanto, sua vantagem sobre o Hub é que ele é capaz de identificar o destinatário e enviar a mensagem diretamente para este. É como se o policial do exemplo anterior utiliza-se, agora, o interfone do prédio ao invés de gritar no megafone para todos ouvirem.
Vamos ver se você entendeu mesmo a diferença entre o hub e o switch?

Cabos
Em uma rede local tipo estrela o cabo mais utilizado é o par trançado.
Tem esse nome porque o cabo é composto por quatro pares de fios, sendo que os fios de cada par são trançados. Estes fios são protegidos por uma capa plástica externa.
Os fios do cabo par trançado são trançados não por acaso, mas para diminuir a interferência eletromagnética causada por equipamentos e fiações elétricas.
O cabo par trançado permite conexões de até 1Gbps (1 bilhão de bits por segundo).
Há dois tipos de cabos de par trançado, o UTP (Unshielded Twisted Pair) e o STP (Shielded Twisted Pair). A diferença entre eles é que o STP possui uma malha de blindagem que ajuda a diminuir as interferências externas (eletromagnéticas).
Apesar desta vantagem sobre o cabo UTP, o cabo STP não é o mais utilizado, por ser também mais caro e de menor flexibilidade.
Em cada uma das pontas do cabo devem ser instalados conectores que permitem a conexão com a placa de rede e com o concentrador. O nome do padrão industrial destes conectores é RJ-45. São muito semelhantes aos utilizado pelos telefones comuns de residência (chamados RJ-11).
Como é possível observar através da foto, os conectores RJ-45 possuem exatamente o número de entradas para os oito fios do cabo de par trançado.
Os conectores RJ-45 possuem uma lâmina na ponta de cada um dos 8 contatos metálicos que corta a proteção externa de plástico do fio fazendo com que haja contato entre cada fio e a parte externa dos contatos metálicos do conector.
Existem dois tipos de cabo par trançado quanto à forma de conexão do RJ-45: o cabo direto (patch cable) e o cabo cross over. O cabo direto é utilizado nas redes de computadores para ligar um computador ao concentrador da rede (Hub ou Switch).
Neste tipo de cabo a configuração de cores é a mesma para as duas extremidades do cabo. Você pode utilizar a seqüência de cores que desejar, contanto que utilize a mesma seqüência dos dois lados do cabo.
Porém existem padrões para facilitar a identificação do tipo do cabo pelos profissionais da área. Dessa forma, é sempre recomendado utilizar o padrão 568-A.

· Padrão 568-A (da esquerda para a direita):
1. Listrado Branco com Verde (ou verde claro)
2. Verde escuro
3. Listrado Branco com Laranja (ou laranja claro)
4. Azul escuro
5. Listrado Branco com Azul (ou azul claro)
6. Laranja escuro
7. Listrado Branco com Marrom (ou marrom claro)
8. Marrom escuro

Já o cabo cross over é utilizado para ligarmos diretamente um computador a outro, formando uma pequena rede de apenas dois computadores, sem a necessidade de concentradores.
O cabo cross over também é utilizado para conectar um concentrador à outro, caso os concentradores não tenham portas especiais para esse tipo de conexão.
Para fazer um cabo cross over, uma das pontas deve seguir o padrão 568-A, como no cabo direto e a outra ponta deve seguir o padrão 568-A cross over, descrito abaixo:

· Padrão 568-A Cross Over (da esquerda para a direita):
1. Listrado Branco com Laranja (ou laranja claro)
2. Laranja escuro
3. Listrado Branco com Verde (ou verde claro)
4. Azul escuro
5. Listrado Branco com Azul (ou azul claro)
6. Verde escuro
7. Listrado Branco com Marrom (ou marrom claro)
8. Marrom escuro

Vamos partir para a prática?


fonte: apostila curso de manutenção Intel

Nenhum comentário:

Postar um comentário